Quem Somos

A APAE de Caxias do Sul é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, que atua no atendimento, assessoramento e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla de forma permanente, planejada e continuada. Fundada em 06 de setembro de 1957, a APAE de Caxias do Sul segue os princípios da Federação Nacional das APAEs, criada em 10 de novembro de 1962  que tem como missão promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da autonomia, da  inclusão à vida comunitária e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e de seus familiares e/ou cuidadores.

A APAE de Caxias do Sul desenvolve o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias tendo como missão prestar aos deficientes intelectuais e múltiplos assistência social em caráter preventivo, habilitador e reabilitador, buscando seu desenvolvimento global, sua inclusão e integração à vida comunitária, oportunizando-lhes participação ativa na família, comunidade e sociedade enquanto cidadãos. Tendo por finalidade oportunizar o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em seus ciclos de vida, a instituição tem como objetivo principal desenvolver a autonomia e independência dos beneficiários, seus familiares/cuidadores oportunizando a busca de melhor qualidade de vida, fortalecimento de vínculos familiares, abrangência no relacionamento interpessoal e a promoção de sua integração à vida comunitária, estimulando seus aspectos cognitivos, afetivos e de cidadania, através da atuação de uma equipe específica e habilitada. Para atingir os objetivos institucionais, os atendimentos prestados aos beneficiários e seus familiares foram organizados através de três programas de atendimento: “Programa Especializado de Atendimento à Família da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”; “Programa de Habilitação, Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla à Vida Comunitária” e “Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ao Mundo do Trabalho”.

A equipe específica e habilitada é composta por profissionais das áreas de assistência social, psicologia e pedagogia, também contando com a atuação de oficineiros e monitores que desenvolvem atividades de socialização e desenvolvimento de potencialidades com os beneficiários. Para 2013 a equipe específica e habilitada estará sendo ampliada com a contratação de advogado e terapeuta ocupacional, profissionais que atuam na área da assistência social, conforme NOB-SUAS 2005 e Resolução Nº 17, de 20 de junho de 2011, que irão contribuir para a qualificação dos atendimentos realizados aos beneficiários e suas famílias/cuidadores. Para o bom desenvolvimento dos serviços prestados aos beneficiários, a instituição conta, ainda, com profissionais da área administrativa, auxiliares gerais, cozinheiras/merendeiras, motorista e porteiro. Os princípios norteadores de todo o trabalho institucional são a ética, transparência, dedicação, competência, participação, qualificação e solidariedade.

A instituição desenvolve seu trabalho no município em quatro endereços distintos, que denominamos de unidades de atendimento. Cada unidade possui uma equipe específica e habilitada, subordinadas a presidente e a coordenação administrativa-financeira geral, que é responsável pelos assuntos de toda a instituição – Sede, 1ª Extensão Dovíglio Gianella, Centro Ocupacional Santa Rita de Cássia.

A socialização, as vivências em grupos, os momentos de passeios e as atividades que envolvem beneficiários e familiares ou cuidadores são o foco principal de todo o processo de trabalho desenvolvido na instituição.

A instituição é mantida através de verbas públicas oriundas do Governo Federal e Municipal, doações e contribuições da comunidade caxiense, eventos e parcerias. A organização, o funcionamento e a administração da APAE são regulamentados por seu estatuto e pela legislação civil em vigor.

GESTÃO 2017/2019

Diretoria Executiva

Presidente Executiva: Fátima Teresinha Prezzi Randon
1ª Vice – Presidente Executiva: Lúcia Amélia Battastini Neves
1ª Diretora Secretária: Bernardete Pavan Vezaro
2ª Diretora Secretária: Vera Mari Longhi
1ª Diretora Financeira: Fátima Maria de Andrade Trevisol
2ª Diretora Financeira: Ana Beatriz Tonolli Thomaz
Diretora Social: Marléa Ramos Alves
Diretora de Patrimônio: Vânia Elisa Maggi Campagnolo

Conselho de Administração

Carmen Benta da Silva Machado
Geni Maria Sganderlla
José Danilo Vaccari
Vera Lúcia Venzon Varela
Vera Beatriz Brustolin

Conselho Fiscal

Efetivos:
João Batista Thomaz,
Elvo Adami
José Vilmar Paim Andrade

Suplentes:
Diamantino Cunha
Laura Helena Damiani
Dorival Pereira Machado

Organização Administrativa:
Presidente Executiva: Fátima Teresinha Prezzi Randon
Coordenadora Administrativa-financeira: Elisabeth Leite Marin
Coordenação Técnica: Simone De Antoni Perini