A APAE de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta serviços socioassistenciais, conforme estabelece o art. 3º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, nº. 8.742 de 7 de dezembro de 1993 e a resolução nº. 6.308 e nº. 191, de 10 de novembro de 2005.
O trabalho desenvolvido pela instituição tem como público alvo pessoas com deficiência intelectual e múltipla, conforme público beneficiário abrangido pela LOAS quando dispõe sobre “habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária”. O público alvo também está contemplado na Política Nacional de Assistência Social, de novembro de 2004, que refere como beneficiários da Política pessoas com “desvantagem pessoal resultante de deficiências”.

Atuando há 59 anos no Município, a APAE presta à comunidade caxiense o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, referenciado na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais como um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
A instituição desenvolve ações de atendimento, assessoramento e defesa de direitos na área da assistência social de forma permanente, planejada e continuada, com o acesso gratuito dos beneficiários aos serviços prestados.

Na Sede também são desenvolvidas ações de educação, mais precisamente de Educação Especial na Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, que é um departamento da APAE.

ilustracao

Sua doação é fundamental para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelas APAEs.

Somos uma rede sem fins lucrativos que a mais de 60 anos se dedica à defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência no Brasil. Sendo responsável pela inclusão social em diversos níveis de milhares de pessoas ao longo de sua história.

As APAEs contam principalmente com a mobilização da sociedade para o desenvolvimento do seu trabalho.

Adquira os produtos da APAE de Caxias do Sul:

  • Calendários
  • Artigos do Bazar
  • Brechó

Faça uma doação ou seja um voluntário ou parceiro.